← Back to portfolio

Terceiro episódio do podcast da Fenae está no ar falando sobre Funcef

Published on

Os desafios da Fundação dos Economiários Federais (Funcef) é o tema do terceiro episódio da série de três programas produzidos com temas importantes para os empregados da Caixa. Nesta edição, o diretor Sociocultural da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e Conselheiro Deliberativo da Fundação, Nilson Moura, fala sobre os ataques que o fundo de pensão dos empregados da Caixa está passando, seja de parlamentares ou do próprio governo.

Nilson reforça a importância dos conselheiros eleitos para representar os participantes da Funcef. O diretor destaca ainda que os participantes precisam estar atentos ao momento vivido pela Funcef, como a eleição para diretores de Benefícios e de Administração e Controladoria, dois conselheiros deliberativos, um fiscal e seus respectivos suplentes.

Confira um trecho da conversa:

Apresentadora: Você faz parte da chapa a Funcef é dos participantes que foi eleita para representar os participantes. Eu queria que você explicasse um pouco porque a participação dos conselheiros eleitos pelos empregados é fundamental na Funcef?

Nilson Moura: Olha, nós fomos eleitos em julho passado. A nossa chapa chamava-se a Funcef é dos participantes porque nós entendemos o seguinte: os verdadeiros donos dos recursos da Funcef, da fundação, são os participantes. E a participação na verdade das pessoas, dos participantes, é muito importante. Ou seja, é aquela história que o gado engorda com o olho do dono. O dono desse recurso são os participantes. Eles que têm que estar de olho no seu recurso. Teremos eleições novamente. Eleição de diretoria e Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo. Então, é muito importante que os participantes se envolvam nesse debate, se envolvam nessa eleição. Participem escolham seus candidatos da melhor forma, aqueles que eles entendam que vão representá-los. Então prestar bem atenção nas propostas. Lembrar que a chapa a Funcef dos Participantes, ela foi uma união inicialmente da Fenae e da Fenag. E as duas grandes entidades representativas dos empregados da ativa, com apoio depois de outras associações, de outras forças políticas e sindicatos do Brasil inteiro. Para esse ano, nós temos que estar juntos. A unidade que vai ser importante para defesa dos interesses dos participantes da Funcef.

Gostou? Acesse e ouça o programa completo.

Ouça também os primeiros episódios:
Episódio 1: A importância da Caixa Social
Episodio 2: O papel da CEE/Caixa na defesa dos direitos dos empregados

Fonte: Fenae