← Back to portfolio

O papel social da Caixa é tema do primeiro episódio do podcast da Fenae

Published on

A importância da Caixa e seu papel social para os brasileiros. Esse é o tema do primeiro podcast da série de três episódios que vai falar sobre temas importantes para os empregados da Caixa. No primeiro episódio, o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sergio Takemoto, fala sobre a importância da Caixa pública no desenvolvimento do país e para a população.

Com pouco mais de seis minutos, Takemoto destaca os riscos que a venda das empresas da Caixa – as subsidiárias – apresentam para a sociedade e o que nós podemos fazer para defender uma Caixa pública e social.

Confira um trecho da conversa:

Apresentadora: Para começar o nosso bate papo então, gostaria de perguntar por que a venda das subsidiárias é tão danosa para a população?

Sergio Takemoto: A Caixa um banco 100% público, reconhecidamente importante com regras e normas de mercado e que tem tido lucros excepcionais nos últimos 17 anos. E quando um banco cria uma subsidiária, ela cria visando ter lucro. Ela investe ainda mais nesse projeto. Mas o que a gente tem visto é que esse governo está caminhando para vender os melhores ativos, são as empresas que dão lucros. Essa ação pode parecer inofensivo, que visa dar mais agilidade que visa melhorar a governabilidade. Mas pelo contrário isso é uma forma de esvaziar o seu papel, diminuir o seu lucro. O que o Governo pretende com isso é desmantelar a Caixa. A abertura de capital da Caixa Seguridade, que era o terceiro maior grupo segurador do país no início de 2021, acendeu um alerta sobre como a venda de braços importantes do banco pode comprometer o desempenho futuro da instituição e com isso colocar em risco dezenas de programas sociais históricos que mudaram e mudam a situação da população mais carente deste país.

Gostou? O podcast está disponível nas plataformas de podcast, como Spotify.

Fonte: Fenae