← Back to portfolio

Forças no Esporte garante desenvolvimento e alimentação saudável para jovens do Rio de Janeiro

Published on

SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Moradora da comunidade Jardim América (RJ), a atleta Beatriz Martins chegou ao programa por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras)

Publicado em 18/12/2017 17h19


Foto: Rafael Zart/MDS

Rio de Janeiro – Beatriz da Silva Martins, de 14 anos, é atleta de um esporte bem diferente: o levantamento de peso. Há pouco mais de três anos, ela conheceu o Programa Forças no Esporte (Profesp) no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), da Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro. A menina agarrou a oportunidade com unhas e dentes.

Neste ano, a atleta conquistou o 2º lugar no Campeonato Brasileiro de Levantamento de Peso Sub-17 e alcançou o 6º lugar nos Jogos Sul-Americanos da Juventude disputados em Santiago, no Chile. Foi a primeira viagem internacional de Beatriz. “O Forças no Esporte abriu os meus olhos. Eu não tinha essa noção de que hoje eu tenho a oportunidade de ser uma campeã sul-americana ou mais para frente uma campeã mundial”.

Moradora da comunidade Jardim América, na capital fluminense, ela chegou ao Forças no Esporte por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A menina conta que sonha em tirar a família do bairro onde mora e ir para um lugar mais calmo e seguro. “Tenho o sonho de tirar minha mãe da comunidade. Quero ajudar todo mundo da minha família, porque eu sei que posso fazer isso com a capacidade que tenho”.

Na casa, moram a mãe, Darly Cristina da Silva, a tia e a irmã mais nova da atleta. Darly conta que ficou surpresa com a decisão da filha. “Eu como mãe, a princípio, fiquei bem preocupada, pelo fato dela ser muito nova e ser menina, pois não é um esporte muito comum para uma menina. Fui conhecer melhor e vi que ofereciam todo o preparo necessário”.

Beatriz é uma das 23 mil crianças que participam do Forças no Esporte em todo o Brasil. Desenvolvida pelo Ministério da Defesa, com o apoio das Forças Armadas, e em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Social (MDS) e do Esporte, a iniciativa vem mudando a história de jovens. Além do esporte, o programa garante ainda duas refeições diárias com alimentos produzidos pela agricultura familiar.

Reforço – O Forças no Esporte será ampliado graças ao Programa Emergencial de Ações Sociais para o Rio de Janeiro. O foco é atrair jovens que estão em risco social para uma atividade no turno contrário ao da escola e, assim, retirá-los do caminho da violência e dos riscos da rua.

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e os Centros POP também serão ampliados e receberão investimentos de R$ 42 milhões do MDS. Para Terra, a integração entre as várias áreas do governo federal é importante para atrair as crianças e os adolescentes para fora da realidade do crime.

“É uma ação integrada com vários ministérios. O aumento do atendimento dos Cras, Creas, as escolas abertas nos fins de semana e o reforço à frequência escolar vão constituir um apoio importante às ações de desbaratamento do crime organizado que estão sendo feitas no Rio de Janeiros”.

Ação – A expectativa do governo federal é de atender 50 mil crianças e adolescentes de 6 a 18 anos das áreas dos Complexos do Lins de Vasconcelos, Alemão, Penha, Maré, Chapadão-Pedreira, Cidade de Deus e Vila Kennedy, Rocinha, Baixada Fluminense e Salgueiro, em São Gonçalo. As ações do Programa Emergencial de Ações para o Rio de Janeiro incluem um pacote de medidas nas áreas de justiça, educação, esporte e direitos humanos. Os beneficiários devem estar inseridos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, preferencialmente atendidos pelo Bolsa Família.

Forças no Esporte – Rio de Janeiro

*Por Pamela Santos

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa